Digital
04/02/2020

5 ações necessárias para aparecer no Google

Você já sabe: aparecer nos primeiros resultados das buscas no Google é, definitivamente, nos dias atuais, uma grande vantagem de mercado.

Afinal, as chances de cliques diminuem consideravelmente a cada posição mais abaixo nos resultados.

Fora da primeira página, então, fica ainda mais complicado que o consumidor chegue ao site da sua empresa.

A gente já sabe que quem busca algo no Google quer sanar alguma dor. Portanto, em um imenso universo de buscas, é preciso se destacar.

E não vamos ser ingênuos… isso não é tão simples.

Para estar na primeira página de resultados do Google é preciso ter estratégia, consistência, trabalho, atualização, pesquisa e muito, muito conteúdo de qualidade.

O ranqueamento do buscador mais utilizado do mundo é complexo. Já falamos dos “20 principais fatores de ranqueamento do Google”, e seguimos aprofundando o assunto. 

Leia o artigo e saiba mais sobre cinco dessas ações, as quais julgamos serem muito necessárias para que seu site apareça no Google.

SEO

Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização em Mecanismos de Busca, trata das técnicas para tornar mais fácil a localização de sites e blogs por motores de busca, especialmente o Google.

Há uma série de regras as quais o Google se utiliza para ranquear os sites. O buscador leva em consideração, para o ranqueamento, os sites que respondam mais adequadamente às dúvidas de seus usuários.

Assim, resumidamente: você precisa utilizar justamente os parâmetros estabelecidos como regras do Google em seu site.

Essas regras envolvem vários pontos. Dentre eles, destacamos:

  • Palavras-chave: depois de escolhida, a palavra-chave precisa aparecer no título, no primeiro parágrafo e ao longo do texto.

Porém, a inclusão da palavra-chave não pode parecer forçada ou artificial. Não há uma fórmula que responda quantas vezes ela deve aparecer. Utilize o bom senso.

  • Escaneabilidade: a ideia é que o usuário possa “passar o olho” e encontrar o que deseja com facilidade.

Assim, subtítulos, bullet points, parágrafos curtos, uso de negrito e itálico, imagens e até mesmo vídeos contribuem para que a leitura seja mais fluída.

  • Backlinks: ter seu site linkado em outros bons sites e blogs é um fator que indica credibilidade. 

Quando seu conteúdo é referenciado por outros sites sinaliza que há confiança naquilo que sua empresa fala.

Porém, é preciso que o site que referencia tenha alguma relação com seu mercado e alguma relevância.

Produção de conteúdo

Faz diferença ao Google, no momento de ranquear o site da sua empresa, conteúdos autorais e únicos.

Desde que estejam bem escritos, utilizando as normas corretas da Língua Portuguesa e que tenham consonância àquilo que é buscado pelos usuários.

Obviamente, o passo anterior deve ser olhado com precisão, pois implica em todos os demais: quem é (são) sua(s) persona(s).

É pensando nessa persona e nos conteúdos que ela quer e busca que seu conteúdo precisa focar.

E o conteúdo precisa ter qualidade. Mas o que isso significa? 

Ser claro, completo e objetivo ao responder uma dúvida do usuário. Sem enrolação para caber mais palavras-chave ou para ser mais longo.

Você pode pensar em algumas perguntas para avaliar se seu conteúdo é, de fato, de qualidade.

  • O conteúdo gera valor e responde às principais perguntas dos usuários?
  • O quão confiável é o conteúdo?
  • O texto está escrito adequadamente, conforme as normas cultas e com conteúdo original?

O próprio Google traz várias outras perguntas relevantes para uma autoavaliação do conteúdo. As perguntas também podem ser respondidas por pessoas de sua confiança.

receitas de marketing digital

Mobile First

O Brasil finalizou 2019 com 226,7 milhões de celulares. No mundo, as pesquisas no Google via smartphones superam pesquisas via computadores desde 2018.

Os números e dados trazem à tona a necessidade de se pensar a arquitetura do site privilegiando o mobile, por isso o nome “Mobile First” (móvel primeiro). 

Isso muda o que tradicionalmente era feito: antes, o site geralmente era pensado para desktop e, depois, adaptado para dispositivos móveis.

O Mobile First, portanto, também é voltado à experiência do usuário. 

O próprio Google indexa e ranqueia os sites em sua plataforma de busca por suas versões mobile. Assim, páginas desenvolvidas com versão desktop ficam para trás.

Redes sociais

Conteúdos produzidos para sites e blogs podem – e devem! – estar nas redes sociais.

Você pode utilizá-los em partes, compartilhando (com a linguagem adequada) nas redes sociais vários desdobramentos do que é abordado no site ou blog.

Algumas das vantagens são: a atração de tráfego para o site ou blog e o compartilhamento nas próprias redes sociais (aumentando a credibilidade do site). Ambas são fatores que contam no ranqueamento do Google.

Com isso, há uma retroalimentação de conteúdos (sempre, claro, de qualidade!): do site ou blog para as redes e das redes para o site ou blog. 

Responda àquilo que o usuário busca no Google

No fundo, o Google quer que seus usuários tenham suas perguntas respondidas com informações verídicas, conhecimentos que solucionem problemas e que atenda àquelas necessidades.

Ao facilitar a vida de um usuário, sua empresa ganha autoridade.

Sua marca permanece na cabeça dessa pessoa a ponto de, em determinado momento, ela procurar seus produtos ou serviços pelo valor gerado (gratuitamente) em outro momento.

Esse relacionamento com o usuário é fundamental para o reconhecimento, para a captação de novos clientes e para que eles se tornem “advogados” da marca.

Por fim – mas não menos importante – o que podemos dizer é: não tenha pressa. Isso só vai frustrar expectativas.

A utilização de técnicas para ser visto pelo Google é um trabalho constante, metódico e com resultados de médio a longo prazo. Porém, eles realmente compensam a espera.

A Gatilho é especialista em todo esse processo. Com foco e DNA voltados à estratégia, trabalhamos desde um diagnóstico aprofundado, passando pelo conteúdo que impacta e chegando à conexão com seu público.

E aí… vamos montar a estratégia digital para sua empresa?

Mauricy Pace

Graduado em Publicidade e Propaganda, com especialização em Branding e Mestre em Educação. Professor universitário, analista digital e curioso nas horas vagas.

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